Sobre o Cine-Fórum

Logo do Centro Cultural de Brasília

O Cine-Fórum é um evento regular do Centro Cultural de Brasília, pertencente à Companhia de Jesus (jesuítas). São sessões de cinema que ocorrem todas as terças-feiras, às 19h30. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade. As projeções são seguidas por debates que contribuem para um aprofundamento crítico e vivencial.

O Cine-Fórum iniciou em 1999, por iniciativa do jesuíta Carlos James e um grupo de leigos apreciadores do cinema como arte e como mediação privilegiada para o diálogo entre fé e cultura.

Em 2012, com a destinação de Carlos James para atuar em outra atividade apostólica, em outra cidade, alguns membros da comunidade leiga do Centro Cultural de Brasília (CCB), em cooperação com os jesuítas, propuseram a animação deste evento de modo compartilhado. Formou-se uma pequena equipe para dar seguimento ao Cine-Fórum, mantendo suas características como espaço e momento para apreciação de filmes de valor estético e temático.

O valor estético diz respeito à apreciação do cinema como arte. O valor temático busca a abordagem de temas humanísticos que propiciem o debate e aprofundamento do assunto pela plateia.

Missão e objetivos do Cine-Fórum

I. Formação de plateia

A formação de plateia diz respeito à valorização de um olhar que vai além do caráter de entretenimento do cinema. Busca-se formar um público que – a partir da apreciação artística – esteja mais sensível e atento às problemáticas existenciais. O Cine-Fórum busca oferecer à comunidade o rico e diversificado patrimônio cultural e artístico presente nas diversas criações cinematográficas. Os encontros semanais orientam para a percepção de realidades muitas vezes desconhecidas; favorecendo a reflexão a partir de perspectivas que a obra cinematográfica comunica.

O Cine-Fórum, portanto, torna-se espaço e momento privilegiados para:

  • Promover a universalização da fruição estética do cinema como expressão artística.
  • Estimular os debates e as trocas culturais.
  • Facilitar descobertas estéticas e emocionais a partir do cinema.
  • Favorecer a identificação e compreensão da linguagem cinematográfica.
  • Propor tópicos para o conhecimento da história do cinema.
  • Compreender o cinema como fenômeno sociocultural.

II. Formação de comunidade

A fruição da expressão artística contribui na formação de estetas. O sentir e saborear a experiência estética à luz dos valores cristãos contribui na percepção do belo como dom a ser partilhado. Os encontros semanais de pessoas movidas por interesses artísticos convergentes é um espaço privilegiado de diálogo entre fé e cultura. O Cine-Fórum, como comunidade, busca ser uma escola de diálogo.

Deste modo, o aspecto comunitário do Cine-Fórum é propício para:

  • Despertar a percepção de valores humanísticos presentes nas obras apreciadas.
  • Incentivar o diálogo entre fé e cultura, contribuindo com a cultura de paz, diálogo e tolerância.
  • Valorizar o diálogo intergeracional, buscando a participação ativa de jovens e adultos nos eventos.
  • Buscar o diálogo ecumênico e inter-religioso a partir do mundo da cultura.
  • Sensibilizar para as necessidades dos empobrecidos, marginalizados e esquecidos.
  • Favorecer o desenvolvimento de senso crítico a partir dos valores cristãos.