Teresa, o corpo de Cristo

Teresa, o corpo de Cristo (Ray Loriga, 2007)

No dia 28 de julho, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB (Jesuítas) apresenta o filme Teresa, o corpo de Cristo, dirigido pelo cineasta espanhol Ray Loriga.

A apresentação do filme Teresa, o corpo de Cristo, insere-se na programação da Semana Inaciana, em comemoração ao dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. O filme é também celebrativo do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila (1515-1582), doutora da Igreja.

Sinopse

Cinebiografia de Teresa de Cepeda y Ahumada (1515 – 1582), mais conhecida como santa Teresa de Jesus ou simplesmente Teresa de Ávila, monja carmelita, fundadora das carmelitas descalças, mística e escritora espanhola. Doutora da Igreja. O filme enfoca os anos iniciais de sua vida no Convento da Encarnação, com ênfase ao período entre 1554 e 1562, quando iniciam suas visões místicas e desejo de reforma da vida religiosa. Neste período de muita turbulência religiosa e política, Teresa é vista com muita desconfiança pelas autoridades eclesiásticas. Em 1555, os jesuítas Juan de Prádanos e Baltasar Álvarez fundaram em Ávila um colégio da Companhia de Jesus. Teresa põe-se sob a direção espiritual dos jesuítas. Manteve conversações com são Francisco de Borja que animou-a em seus projetos de reforma. Teve também o incentivo de são Pedro de Alcântara e são Luis Bertrán. Junto com são João da Cruz reformou a Ordem do Carmelo.

Teresa, el cuerpo de Cristo – Teresa, muerte y vida (Teresa, o corpo de Cristo). França, Espanha, Reino Unido: 2007. Direção e roteiro: Ray Loriga. Elenco: Paz Vega, Leonor Watling, Geraldine Chaplin, Eusebio Poncela, Amparo Valle, Javier Mejía e outros. 97 min, em espanhol, com legendas em português.

 

Entrada franca

Não recomendada para menores de 14 (quatorze) anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s