Teresa, o corpo de Cristo

Teresa, o corpo de Cristo (Ray Loriga, 2007)

No dia 28 de julho, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB (Jesuítas) apresenta o filme Teresa, o corpo de Cristo, dirigido pelo cineasta espanhol Ray Loriga.

A apresentação do filme Teresa, o corpo de Cristo, insere-se na programação da Semana Inaciana, em comemoração ao dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. O filme é também celebrativo do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila (1515-1582), doutora da Igreja.

Sinopse

Cinebiografia de Teresa de Cepeda y Ahumada (1515 – 1582), mais conhecida como santa Teresa de Jesus ou simplesmente Teresa de Ávila, monja carmelita, fundadora das carmelitas descalças, mística e escritora espanhola. Doutora da Igreja. O filme enfoca os anos iniciais de sua vida no Convento da Encarnação, com ênfase ao período entre 1554 e 1562, quando iniciam suas visões místicas e desejo de reforma da vida religiosa. Neste período de muita turbulência religiosa e política, Teresa é vista com muita desconfiança pelas autoridades eclesiásticas. Em 1555, os jesuítas Juan de Prádanos e Baltasar Álvarez fundaram em Ávila um colégio da Companhia de Jesus. Teresa põe-se sob a direção espiritual dos jesuítas. Manteve conversações com são Francisco de Borja que animou-a em seus projetos de reforma. Teve também o incentivo de são Pedro de Alcântara e são Luis Bertrán. Junto com são João da Cruz reformou a Ordem do Carmelo.

Teresa, el cuerpo de Cristo – Teresa, muerte y vida (Teresa, o corpo de Cristo). França, Espanha, Reino Unido: 2007. Direção e roteiro: Ray Loriga. Elenco: Paz Vega, Leonor Watling, Geraldine Chaplin, Eusebio Poncela, Amparo Valle, Javier Mejía e outros. 97 min, em espanhol, com legendas em português.

 

Entrada franca

Não recomendada para menores de 14 (quatorze) anos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s