Deus e o Diabo na terra do sol

Deus e o Diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964)

No dia 27 de maio, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB (jesuítas) apresenta o filme Deus e o Diabo na terra do sol (1964), dirigido pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha (1939–1981).

A apresentação de Deus e o Diabo na terra do sol insere-se no Pequeno Festival Nossa Língua Portuguesa e comemora o cinquentenário desta obra-prima do cinema nacional.

Sinopse

Manuel e Rosa subsistem no sertão nordestino por meio de trabalhos prestados a um coronel. No dia da partilha de gado entre Manuel e o coronel os dois discutem e Manuel vinga a injustiça do coronel com sangue. Perseguido, Manuel mata dois capangas do coronel mas um deles mata sua mãe. Sem mais raízes na casa materna, Manuel resolve seguir o beato Sebastião e seus fiéis. Rosa, sempre cética ao poder de Sebastião, tenta persuadir o marido a desistir da vida santa. Mas Manuel se dedica ardorosamente ao beato, compartilhando com ele um sacrifício de uma criança, quando Rosa, desesperada, assassina o beato enquanto Antônio das Mortes arrasa todos os seguidores de Sebastião. Manuel e Rosa, mais uma vez, se entregam ao destino do sertão, até encontrarem Corisco, o diabo loiro. Este aceita a inclusão de Manuel em seu bando e o rebatiza como Satanás. Com o novo nome, Manuel pilha e destrói fazendas, ganhando fama por todo sertão por meio das cantigas de cego Júlio. Novamente Antônio das Mortes entra em cena para iniciar a “grande guerra”, matando Corisco e seu bando, para que Manuel e Rosa rumem em direção ao mar da redenção.

Deus e o Diabo na terra do sol. Brasil: 1964, 120 min, P&B, em português. Direção: Glauber Rocha. Roteiro: Glauber Rocha. Elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Othon Bastos.

Entrada franca.

Não recomendada para menores de 14 (quatorze) anos

Leituras indicadas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s