A festa de Babette

a-festa-de-babette

No dia 8 de abril, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB (jesuítas) apresenta o filme Babettes gæstebud (1987), dirigido pelo dinamarquês Gabriel Axel (1918 – 2014).

«Me viene a la mente una de mis películas predilectas, La fiesta de Babette, donde se ve un caso típico de exageración de los límites prohibitivos. Sus protagonistas son personas que viven un exagerado calvinismo puritano, a tal punto que la redención de Cristo se vive como una negación de las cosas de este mundo. Cuando llega la frescura de la libertad, del derroche en una cena, todos terminan transformados. En verdad, esa comunidad no sabía lo que era la felicidad. Vivía aplastada por el dolor. Estaba adherida a lo pálido de la vida. Le tenía miedo al amor.»

Cardeal Jorge Bergoglio,sj
(Papa Francisco)

Sinopse

Duas adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio – Babette, que foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor.

Babettes gæstebud (A festa de Babette). Dinamarca: 1987, 102 min, em dinamarquês, sueco, francês, legendas em português. Direção: Gabriel Axel. Roteiro: Gabriel Axel, baseado no romance de Karen Blixen (1885-1962). Elenco: Stéphane Audran, Bibi Andersson, Bodil Kjer, Birgitte Federspiel.

Entrada franca.

Não recomendada para menores de 14 (quatorze) anos

Leituras indicadas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s