Mulheres da noite (1948)

mulheres-da-noite

No dia 18 de março, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB (jesuítas) apresenta o filme Mulheres da noite (1939), dirigido pelo japonês Kenji Mizoguchi (1898–1956).

A apresentação de Mulheres da noite pretende contribuir na reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2014«Fraternidade e Tráfico Humano». 

«Sua câmera móvel, porém de deslocamentos sutis, desenha planos rigorosamente compostos. É trabalho de cineasta e também de pintor. Esse artista não se contenta com o mero conteúdo social de suas obras. Ele trabalha a matéria do tema numa forma lapidada, em que as imagens parecem não sobrar nem faltar.»

Luiz Zanin

Sinopse

Mizoguchi mergulha no universo da prostituição com os olhos do crítico social. Mostra seres humanos desesperados, em busca de dinheiro, vendendo o que tiverem à mão para sobreviver. No caso, o próprio corpo. Uma visão nada amistosa da prostituição. No pós-guerra japonês, aquela vida nada tinha de fácil. As moças lutavam para viver e guerreavam-se entre si, em meio a outra luta, esta contra doenças sexualmente transmissíveis (DST) – sífilis em particular.

Yoru no onnatachi (Mulheres da noite). Japão: 1948, 75 min, P&B, em japonês, com legendas em português. Direção: Kenji Mizoguchi. Roteiro: Yoshikata Yoda, baseado no romance de Eijirô Hisaita (1898–1976). Elenco: Kinuyo Tanaka, Sanae Takasugi, Tomie Tsunoda. Distribuição: Lume Filmes.

Entrada franca.

Não recomendada para menores de 14 (quatorze) anos

Leituras indicadas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s