O espírito da colmeia

El espíritu de la colmena • O espírito da colmeia ― Víctor Erice (1973)

No dia 27 de agosto, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB apresenta o filme O espírito da colmeia, do basco Víctor Erice.

A apresentação do filme O espírito da colmeia insere-se na retrospectiva histórica do Cine-Fórum, como filme de destaque da década de 1970.

Sinopse

Duas pequenas irmãs Ana e Isabel, que moram em terras rurais de Castela, na década de 40, em pleno após-guerra civil. Filhas de um apicultor, elas frequentam a escola de uma aldeia isolada, na área rural do país. Certo dia, um comboio itinerante exibe para os estudantes o clássico do horror “Frankenstein” (James Whale, 1931), e Ana fica fascinada pela figura do monstro, mas não entende muito bem o que ocorreu no filme. Enquanto o pai passa os dias cuidando de colmeias e a mãe espera em vão um amor do passado que nunca surge, ela busca respostas com a irmã mais velha. Durante uma conversa, Isabel diz a Ana que as mortes da criança e da criatura são pura fantasia cinematográfica. Ela garante que o monstro está vivo e mora num galpão abandonado perto da casa delas. Segundo Isabel, Frankenstein é um fantasma, e sua aparência externa grotesca é apenas uma roupa. Empolgada com a possibilidade de encontrar e conversar com a criatura, Ana passa a frequentar o tal galpão com assiduidade, ainda que ele esteja quase sempre vazio. É lá que ela vai manter um encontro inesperado que mudará para sempre a sua maneira de ver a vida.

El espíritu de la colmenaO espírito da colmeia ― Víctor Erice (1973) Espanha. Elenco: Fernando Fernán Gómez, Teresa Gimpera, Ana Torrent. (97 min). Idioma: Espanhol, legendas em português.

ENTRADA FRANCA

Classificação indicativa

Livre para todos os públicos

 Comentários

Trailer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s