A guerra perdida do Vaticano?

Padres Conciliares (Museu do Vaticano)

No dia 2 de abril, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB apresenta o documentário A guerra perdida do Vaticano?, dirigido pelo francês Patrick Benquet. A sessão integra a programação sobre O legado de Bento XVI e os desafios da Igreja.

O Concílio, que agora começa, surge na Igreja como dia que promete a luz mais brilhante. Estamos apenas na aurora: mas já o primeiro anúncio do dia que nasce de quanta suavidade não enche o nosso coração!

João XXIII
Discurso de abertura do Concílio (1962)

 

Sinopse

João XXIII é eleito papa em 1958 e está convencido que a Igreja está ameaçada. Ele tem consciência que o mundo havia mudado. Duas guerras mundias, o nazismo, as revoluções comunistas, os avanços da ciência, a moral tradicional posta em causa. Tantos desafios para uma Igreja que teimava em não atualizar-se. João XXIII anuncia a necessidade de um concílio, “é necessário abrir as janelas da igreja para o mundo contemporâneo”. De 1962 a 1965, 2.500 prelados do mundo inteiro se reuniram, em Roma, para reformar uma Igreja Católica em crise profunda.

Cinquenta anos depois da abertura do Vaticano II, a Igreja tem outras respostas para a questões do mundo contemporâneo ou dá as costas à sociedade e faz sua barricada atrás das muralhas da tradição?

 La guerre perdue du Vatican?A guerra perdida do Vaticano? ― Patrick Benquet (2012) França. (87 min). Idioma: Francês, legendas em português.

ENTRADA FRANCA

Classificação indicativa

Não recomendado para menores de 12 (doze) anos

 

Trailer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s