Pedro, o negro

Cerný Petr  (Milos Forman, 1964)

No dia 12 de março, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum CCB apresenta o filme Pedro, o negro, dirigido pelo checo Milos Forman. A sessão integra a programação sobre juventude, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2013.

Quando seguimos Pedro no seu trabalho, é visível que cada elemento de cena foi cuidadosamente pensado. Partimos de um personagem, chegamos a uma situação para, por fim, termos um mundo todo preenchido com grande cuidado.

Filipe Furtado

Sinopse

Petr tem 17 anos. Filho único de pais preocupados com seu futuro. Conseguiu seu primeiro emprego e sua primeira namorada. O filme nos faz mergulhar no cotidiano de Petr, por meu de sua relação com emprego, família e vida social. O grande ponto de virada para Petr é o emprego. Não é um trabalho qualquer, mas o de dedo duro responsável por vigiar, à paisana, os clientes que tentarem furtar algum produto no armazém local. É impossível não traçar um paralelo entre as pressões da saída da adolescência do jovem e o seu emprego como uma figura de repressão necessária numa sociedade em que as dificuldades financeiras tornam os pequenos furtos um evento frequente.

Pedro, o Negro lembra muito os filmes de Aintone Doinel que François Truffaut realizou, mas um Doinel numa sociedade necessariamente muito mais dura do que a França de então. Há, sobretudo, a ideia de transferência de um modo de vida que deveria passar de pai para filho, mas é emperrado num conflito de gerações.

Černý PetrPedro, o negro ― Miloš Forman (1964) Checoslováquia. Roteiro: Milos Forman, Jaroslav Papousek. Elenco: Ladislav Jakim, Pavla Martinkova, Jan Vostrcil. (85 min, preto e branco). Idioma: Checo.

ENTRADA FRANCA

Classificação indicativa

Não recomendada para menores de 14 (quatorze) anos

Críticas, análises e comentários

Trailer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s