A noite de são Lourenço (1982)

La notte di San Lorenzo (Paolo Taviani, Vittorio Taviani, 1982)

No dia 6 de novembro, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum do Centro Cultural de Brasília (jesuítas) apresenta o filme A noite de são Lourenço, dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani.

A apresentação do filme A noite de são Lourenço encerra a retrospectiva histórica feita ao longo do ano de 2012.

Sinopse

Os irmãos Taviani retornam à II Guerra a partir da perspectiva daqueles que estão derrotados, independente do vencedor. Todo trabalho deles aqui parece existir em função de colocar a guerra em suspenso. O tom de fábula impera – e este é o raro caso de filme onde o olhar infantil é tornado elemento estético – e é servido muito bem pela mistura de realismo e absurdo imposta pelos cineastas (o filme se estrutura como uma espécie de Odisseia às avessas). Trata-se daquela raridade: um filme de guerra sobre o que acontece às margens do conflito (o que a ênfase dos cineastas nas crianças e idosos deixa mais aparente). A Guerra em si permanece ao mesmo tempo fora do quadro e como um espectro sobre a ação até finalmente retornar de forma caótica e absurda. (Filipe Furtado)

Baseado livremente no episódio do Massacre da Catedral de San Miniato, na Província de Pisa, na região da Toscana, em 22 de julho de 1944.

La notte di San LorenzoA noite de são Lourenço ― Paolo Taviani, Vittorio Taviani (1982) Itália.  Roteiro: Paolo Taviani, Vittorio Taviani, Giuliani G. De Negri. Colaboração de Tonino Guerra. Elenco: Omero Antonutti, Margarita Lozano, Claudio Bigagli. (105 min)

Classificação indicativa

Não recomendada para menores de 14 (quatorze) anos

Indicação de leituras

Trailer

Anúncios

Um comentário sobre “A noite de são Lourenço (1982)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s