De Medellín a Aparecida

Maximino Cerezo Barredo: Mural da Catedral Prelatícia de São Félix do Araguaia

No dia 30 de outubro, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum do Centro Cultural de Brasília (Jesuítas) apresenta o filme De Medellín a Aparecida: 40 anos da Igreja Católica na América Latina, dirigido pelo brasileiro Ricardo Martensen.

A apresentação do filme De Medellín a Aparecida insere-se na programação de comemoração dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II.

Hoje queremos ratificar e potencializar a opção preferencial pelos pobres feita nas Conferências anteriores.

Documento de Aparecida, n. 396


Sinopse

Documentário produzido por ocasião da chegada do Papa Bento XVI ao Brasil, para abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, ocorrida em Aparecida (SP), em maio de 2007. Apresenta breve história das conferências anteriores (Rio de Janeiro, 1955; Medellín, 1968; Puebla, 1979; Santo Domingo, 1992). A Conferência de Medellín (1968) ganha maior destaque por ter simbolizado um marco na Igreja Católica latino-americana e ser a primeira conferência após o Concílio Vaticano II. O documentário apresenta entrevistas exclusivas com Leonardo Boff, Dom Cândido Padim, Padre Oscar Beozzo e Mário Sérgio Cortella. Diversas expressões e vivências religiosas católicas são apresentadas por meio de depoimentos de religiosos que atuam de forma diferente em suas áreas pastorais: dos mais progressistas aos mais conservadores. Imagens de arquivo, cedidas pela Verbo Filmes, ajudam a situar os acontecimentos históricos nos quais figuram Dom Helder Câmara, Dom Paulo Evaristo e Dom Oscar Romero, entre outros religiosos que marcaram a caminhada da igreja no continente.

De Medellín a Aparecida: 40 anos da Igreja Católica na América Latina ― Ricardo Martensen (2007) Brasil, TV PUC, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (47 min)

 Classificação indicativa

Livre para todos os públicos

Leituras

Trailer

Anúncios

Um comentário sobre “De Medellín a Aparecida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s