São Vicente de Paulo: o capelão das galeras

São Vicente de Paulo, o capelão das galeras (Maurice Cloche, 1947)

No dia 25 de setembro, terça-feira, às 19h30, o Cine-Fórum do Centro Cultural de Brasília (CCB) apresenta o filme São Vicente de Paulo, o capelão das galeras, dirigido pelo francês Maurice Cloche (1907 – 1990).

A apresentação do filme São Vicente de Paulo, o capelão das galeras homenageia este herói da caridade e a família vicentina, na memória de sua morte em 27 de setembro de 1660.

Como daremos aos outros a caridade se ela não existe entre nós? Observemos se existe, não em geral, mas em cada um, se existe no devido grau, porque se não está acesa em nós, se não nos amamos uns aos outros como Jesus Cristo nos amou e se não praticamos ações semelhantes às suas, como poderemos esperar de difundir um tal amor em toda a terra? Não é possivel dar aquilo que não se tem.

S. Vicente de Paulo
Conferências aos Padres da Missão

Sinopse

Cinebiografia do padre Vicente de Paulo (1581 – 1660), ambientada na França no período dos reinados de Henrique IV, Luís XIII e Luís XIV. No âmbito eclesial, a Igreja Católica vivia o período pós Concílio de Trento (1545 – 1563). Vicente era filho de camponeses empobrecidos. Ingressou no seminário e foi ordenado padre aos 19 anos de idade. Inicialmente, estava muito preocupado em conseguir certa estabilidade financeira. Diante de uma série de fracassos, foi amadurecendo e, sobretudo a partir de 1612, percebeu a urgência da opção preferencial pelos pobres e que, para ser fiel a Cristo, era preciso servi-los. Fundou a Congregação da Missão e, em colaboração com Luisa de Marillac, fundou a Companhia das Filhas da Caridade. Com a colaboração desses religiosos e de muitos leigos e leigas engajados no serviço aos pobres, desenvolveu uma intensa ação humanitária e missionária.

Um dos melhores retratos biográficos religiosos já produzidos, vencedor de um Oscar, um Globo de Ouro, e um prêmio de melhor ator do Festival de Veneza para Pierre Fresnay.

Monsieur VincentSão Vicente de Paulo, o capelão das galeras ― Maurice Cloche (1947) França. Elenco: Pierre Fresnay, Aimé Clariond, Jean Debucourt. (111 min)

 Classificação indicativa

Não recomendado para menores de 10 anos.

Indicação de leituras

Trailer

Anúncios

2 comentários sobre “São Vicente de Paulo: o capelão das galeras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s