O nono dia

No dia 17 de julho, terça-feira, às 19h30, no Centro Cultural de Brasília, o Cine-Fórum apresenta O nono dia, dirigido pelo alemão Volker Schlöndorff.

O nono dia é apresentado na programação celebrativa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Num lugar como este faltam as palavras, no fundo pode permanecer apenas um silêncio aterrorizado um silêncio que é um grito interior a Deus: Senhor, por que silenciaste? Por que toleraste tudo isto? É nesta atitude de silêncio que nos inclinamos profundamente no nosso coração face à numerosa multidão de quantos sofreram e foram condenados à morte; todavia, este silêncio torna-se depois pedido em voz alta de perdão e de reconciliação, um grito ao Deus vivo para que jamais permita uma coisa semelhante.

 Bento XVI

Sinopse

O padre Henri Kremer, um proeminente intelectual do clero de Luxemburgo, é um prisioneiro no campo de concentração de Dachau, durante a Segunda Guerra Mundial. De modo inesperado, lhe é concedida uma licença de nove dias. Ele deverá convencer o bispo de Luxemburgo a interromper a sua pacífica, mas explícita, resistência ao regime nazista e apoiar o Terceiro Reich. Caso tente escapar, todos os seus colegas luxemburgueses detidos em Dachau no “bloco dos padres” serão executados.

O filme baseia-se no diário do Padre Jean Bernard (1907–1994), do clero de Luxemburgo, sobrevivente do Campo de Concentração de Dachau.

Der neunte Tag • O nono dia ― Volker Schlöndorff (2004) Alemanha. Elenco: Ulrich Matthes, August Diehl, Hilmar Thate. (98 min)

 Entrada franca.

 Classificação indicativa

Não recomendado para menores de 14 anos

Críticas e comentários

Leituras recomendadas

 Trailer


Um comentário sobre “O nono dia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s