Campanha da Fraternidade e cinema

A partir do capítulo 38 do livro do Eclesiástico, a Igreja Católica propõe este ano o lema de sua Campanha da Fraternidade: «Que a saúde se difunda sobre a Terra»:

O Altíssimo deu aos homens a ciência, para que pudessem honrá-lo por suas maravilhas. Com os remédios o médico acalma a dor e, com eles, o farmacêutico prepara os ungüentos: assim, suas obras não ficam inacabadas e a saúde se difunde sobre a terra (Eclo 38, 6-8).

O tema da Campanha, neste ano de 2012, é «A fraternidade e Saúde Pública». Em sintonia com esta temática, o Cine-Fórum propõe a reflexão a partir de três filmes: O Jardineiro Fiel (Fernando Meirelles, 2005); O Solista (Joe Wright, 2009) e Maus Hábitos (Simón Bross, 2007). Após a apresentação de cada filme, haverá comentários e discussões para a partilha de ideias e emoções.

A partir do filme O Jardineiro Fiel, buscaremos refletir sobre saúde pública, neocolonialismo e interesses internacionais. Nesta reflexão, nos ajudará Pe. Bernard Lestienne, jesuíta.

O Solista nos proporcionará a oportunidade de mergulharmos no universo da esquizofrenia e nos depararmos com um desafio: compreender e buscar meios para acolher o irmão, a irmã, em seu próprio universo mental. Após a exibição, Graça Barbosa, psicanalista, conduzirá os comentários.

Em Maus Hábitos, do mexicano Simón Bross, anorexia e práticas alimentares são elementos propiciadores do debate sobre saúde e nutrição. Nesta sessão, o médico Ricardo Januzzi, será o convidado que conduzirá a discussão após a exibição.

Todos os filmes serão debatidos a partir do olhar cristão sobre saúde. Tendo-se em conta «uma concepção dinâmica e socioeconômica da saúde que, ao tomar o tema da saúde, não restringe a reflexão a causas físicas, mentais e espirituais, mas avança para as sociais. Com esta abordagem, a Igreja objetiva apresentar elementos para dialogar com a sociedade, a fim de melhorar a situação de saúde da população» (Texto Base da Campanha da Fraternidade, n. 16).

O Centro Cultural de Brasília espera contribuir, por meio do Cine-Fórum, com um enriquecimento da reflexão sobre saúde pública, proposta pela Campanha da Fraternidade que nos convida à firme esperança «Que a saúde se difunda sobre a Terra».

Veja no quadro abaixo os detalhes da programação. O Cine-Fòrum ocorre todas as terças-feiras, às 19h30, no Centro Cultural de Brasília (jesuítas). As sessões são gratuitas.

Dia Filme Comentarista Classificação*
6 mar O Jardineiro Fiel
Fernando Meirelles, 2005
Pe. Bernard Lestienne, sj
sociólogo
 Não recomendado para menores de 14 anos
13 mar O Solista
Joe Wright, 2009
Graça Barbosa
psicanalista
 Não recomendado para menores de 12 anos
20 mar Maus Hábitos
Simón Bross, 2007
Ricardo Januzzi
médico
 Não recomendado para menores de 16 anos

* Classificação indicativa (MJ)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s